Utilizo minha mochila Deuter Futura Vario há 11 anos. Comecei usando-a em 2009 na Patagônia argentina e por último usei-a no Monte Roraima por 9 dias. Já está na hora de trocá-la e certamente será por uma do mesmo modelo.

Mochila Deuter Futura Vario

O que eu acho dessa mochila? (nota de 1 a 10)

Das fitas de ajuste da mochila? (10 ) 
Por quê? É uma mochila com vários ajustes com fitas laterais suficientes para, além de ajustar, ela possa servir para carregar algum equipamento, como isolantes térmico e outras coisas grandes e leves que podem ser levadas por fora na lateral.  Destaque para a fita de regulagem entre a tampa e a abertura superior da mochila, usada para comprimir carga neste local e que é muito útil.
Do conforto proporcionado pelo costado? ( 8 ) 
Por quê? O costado é bastante acolchoado, mas quente na maior parte do ano no Brasil. Isso acaba provocando um certo desconforto térmico ocasionado pelo suor nas costas. É também um costado com bom sistema de ajuste nas costas. Ao menos pra mim, a barrigueira machuca um pouco depois de vários dias de caminhada, talvez seja o unico defeito que tenho para dizer.
Preço? ( 8 )
É bem salgado, mas pense bem. Eu tenho a minha há 11 anos, então é um investimento que se paga facilmente ao longo do tempo.